O Supremo Tribunal Federal como Garantidor da República Brasileira: Uma abordagem histórica desde o Brasil colônia até o Governo Vargas

Autores/as

  • Peter Panutto PUC-Campinas
  • Jenyffer Bispo Araújo PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.17811/hc.v0i24.874

Palabras clave:

Tribunal Supremo de Brasil, Colonia de Brasil, Imperio de Brasil, República de Brasil, frenos y contrapesos

Resumen

O artigo analisa a história do Supremo Tribunal Federal em cronologia com a história do Brasil, no período compreendido entre a chegada dos portugueses no Brasil até o Estado Novo de Getúlio Vargas. Utilizando-se do método de revisão bibliográfica, parte de obras raras, eminentemente nacionais, para compreender os motivos que eclodiram na criação do Supremo Tribunal Federal, tendo os antecedentes como base fundamental. Para além do que é esta instituição hoje, buscou-se estabelecer as diretrizes históricas, sua raiz no Império e seu desenvolvimento na República até o Governo Vargas, a fim de demonstrar que a criação do Supremo Tribunal Federal se deu sem efetivo apoio institucional, o que resultou no surgimento de uma Corte sem a devida autonomia.

Fecha de envío / Submission date: 13/05/2022

Fecha de aceptación / Acceptance date: 18/07/2022

Biografía del autor/a

Jenyffer Bispo Araújo, PUC-Campinas

Bacharelanda em Direito na Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas. Foi pesquisadora de Iniciação Científica nos anos de 2020 e 2021.

Publicado

2023-09-04